Guia do Usuário do Site do Novo FamilySearch (Outubro de 2012)

Localizar Pessoas Falecidas

Aviso: O site do novo FamilySearch está sendo descontinuado. Estes documentos não estão sendo atualizados e talvez estejam defasados. Por favor, incentive os usuários a utilizar a Árvore Familiar em vez de usar este site.

Você pode usar o recurso Pesquisar para descobrir se o nome de uma pessoa falecida se encontra no sistema. Não é possível usar o recurso Pesquisar para localizar pessoas vivas.

Antes de pesquisar uma pessoa falecida, é necessário seguir pelo menos um destes procedimentos:
  • Digitar pelo menos parte do nome da pessoa falecida, ou do pai ou da mãe dela. Você pode acrescentar mais informações se as tiver.
  • Um destes números de identificação:
    • Identificador de Pessoa. Esse número exclusivo é atribuído a cada pessoa no sistema. Um exemplo é KW3-BFN1. Esse número pode ser encontrado nos detalhes da pessoa. Clique em Detalhes ou em Sumário.
      Nota: Os identificadores de pessoa são gerados aleatoriamente para ajudar o sistema a rastrear uma pessoa. Eles não podem ser usados para determinar informações específicas sobre a pessoa ou a fonte das informações.
    • AFN. Essa é a abreviatura de Ancestral File Number. Um exemplo de AFN: 3C88-WF. Esse número exclusivo é atribuído no sistema a cada pessoa que originalmente veio do Ancestral File. Se você souber esse número por seus próprios registros, então poderá usá-lo para localizar no sistema uma pessoa falecida. Se não souber, terá que usar uma opção diferente de pesquisa.
  1. Clique na aba Pesquisar.
    Importante: Você pode usar o recurso de Pesquisa somente para localizar pessoas falecidas. Não pode utilizá-lo para localizar pessoas vivas.
    Aparecerá a página de Pesquisa. A menos que tenha modificado suas preferências, a página de Pesquisa fornece campos separados para o prenome e o sobrenome da pessoa.
  2. Se você sabe o Identificador de Pessoa ou o número do Ancestral File (AFN) da pessoa, use este atalho:
    1. Clique em Pesquisar por Número.
    2. Digite o número.
    3. Clique em Pesquisar. O sistema localiza a pessoa cujo número corresponde ao que você digitou e a mostra na tela de visualização.
    4. Pule os demais passos.
  3. (Opcional) Se necessário, modifique os campos do nome na página Pesquisar:
    • Para digitar o prenome e o sobrenome em um único campo, clique em Campo de nome simples.
    • Para voltar para a opção de campos separados para o prenome e o sobrenome, clique em Campos de nomes múltiplos. Essa opção é útil se você quiser localizar uma pessoa com mais de um sobrenome (como as pessoas com nomes espanhóis ou portugueses) ou pessoas com nomes escritos em caracteres chineses, japoneses ou coreanos.
      Nota: As opções de pesquisa Exata ficam disponíveis somente quando você seleciona os campos de nomes múltiplos.
    Os campos de nome mudarão para a opção que você selecionou.
  4. No campo Nome do Antepassado, digite pelo menos parte do nome da pessoa falecida que deseja encontrar ou pelo menos parte do nome do pai ou da mãe.
  5. (Opcional) Digite quaisquer informações adicionais que queira usar para tornar sua pesquisa mais precisa. Quando se digitam datas e locais, o sistema exibe uma lista suspensa com datas ou locais padronizados que coincidem com o que está sendo digitado. Usar datas e locais padronizados ajuda a esclarecer as informações digitadas. Também ajuda o sistema a encontrar uma pessoa com mais precisão.
  6. (Opcional) Se quiser que o sistema encontre somente registros que contenham exatamente o que você digitou no campo, siga estes passos:
    1. Clique em Mostrar pesquisa avançada.
    2. Clique na caixa de seleção Exato de cada campo para o qual você deseja fazer a pesquisa exata.
    Por exemplo, se você sabe que uma pessoa faleceu em 1850, faça a pesquisa usando o evento falecimento. Digite 1850 no campo Data e clique na caixa de seleção Exato abaixo do campo Data. O sistema encontra somente registros de pessoas que faleceram em 1850.
  7. Se aparecer uma lista suspensa com datas e locais padronizados, selecione uma opção para informar ao sistema a data ou o local a ser usado:
    • Se quiser que o sistema use apenas a data ou o local padronizado, clique na data ou no local padronizado na lista suspensa. A data padrão substituirá aquela que você digitou.
      Dica: Talvez não seja preciso digitar o nome do local por completo. Em vez disso, comece a digitar o nome do local. Quando o nome correto aparecer na lista suspensa, clique nele para acrescentá-lo ao campo correspondente. Esse atalho reduz tanto a quantidade de trabalho como o risco de erros de digitação.
    • Se quiser que o sistema grave tanto o que você digitou quanto um padrão diferente, digite a data ou o local que você deseja. Depois pressione Tab, ou clique no mouse fora daquele campo. Se o sistema conseguir identificar um padrão, ele vai selecioná-lo para você. Se o sistema não puder identificar um padrão, ele vai indicar que um padrão não foi selecionado.
    • Se quiser que o sistema use a data ou o nome do local exatamente como você digitou e não grave o padrão, clique em Nenhum Selecionado.
      Nota: Se o sistema puder identificar uma data padrão, ele vai gravar a data padrão, mesmo que você selecione Nenhum Selecionado.
    Dica: Para mudar a data padrão, digite a data novamente.

    Para alterar o local padrão que selecionou, clique no link que permite que você selecione um padrão. Na lista suspensa, selecione o novo local padrão. O sistema substitui esse local, mas não altera o nome do local que você digitou. Se a lista suspensa não mostrar o local correto, altere o local digitado para fornecer mais informações, tais como o nome do condado ou país.

  8. Clique em Pesquisar. O sistema procura pessoas que coincidam com o que foi digitado e as exibe na página Resultados da Pesquisa.
  9. Na página Resultados de Pesquisa, veja se a pessoa aparece na lista. As pessoas cujos registros mais se aproximam dos critérios da pesquisa aparecem primeiro. Aquelas cujos registros se aproximam menos aparecem depois.
  10. Indique o que deseja fazer em seguida:
    • Para ver os detalhes completos de uma pessoa, clique no nome dela.
    • Para ver a pessoa em uma tela de visualização, clique em Ir para.
    • Se o sistema encontrar muitos registros correspondentes, clique nos links numerados que ficam na parte central superior da página.
    • Se quiser refinar a sua pesquisa, clique em Refinar a pesquisa. Aparecerá a página de Pesquisa. Sua pesquisa anterior é mostrada nos campos para que você possa modificar as informações.
    • Para iniciar uma nova pesquisa, clique em Nova pesquisa. Aparecerá a página de Pesquisa. Os campos estarão em branco.
Conceitos relacionados
Página Inicial
Tarefas relacionadas
Mostrar as Informações de Sua Família
Ver Informações Familiares na Tela Gráfico de Linhagem Familiar com Detalhes
Ver Informações Familiares na Tela Árvore Genealógica
Mostrar as Informações Familiares na Tela Lista de Pessoas
Mostrar um Registro de Grupo Familiar
Como Ver Detalhes de Pessoas e Famílias
Como Ver Colaboradores, Anotações e Fontes
Ver Informações sobre Parentes Vivos
Imprimir Informações
Configurar Preferências
Referências relacionadas
Configurar Preferências
© 2007, 2012 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.